Por Matt Giovanisci – Swimuniversity
E se lhe dissermos que você poderia higienizar sua piscina com um dispositivo elétrico e reduzir a quantidade de cloro que você usa em cerca de 85%? Você diria: “Não quero colocar nada elétrico na minha piscina!” relaxe. Um ionizador de piscina permanece fora da piscina, mata bactérias e ajuda a prevenir algas.
Como? Ciência! É tudo sobre cátions e ânions, prótons e elétrons. Gostaria de ter prestado mais atenção na aula de ciências? Não se preocupe. Você não precisa ser um professor para obter água limpa da piscina com um ionizador.
É uma maneira alternativa de higienizar uma piscina usando íons minerais — especificamente, cobre e prata — em vez de produtos químicos como cloro ou bromo sozinho. Um ionizador de piscina pode ser útil para aqueles que são sensíveis, ou que só querem manter sua piscina limpa com quantidades menores de produtos químicos severos.
Para responder a essa pergunta, primeiro precisamos responder outra pergunta: O que é um íon? Preparem-se para um pouco de ciência!
Um íon é um átomo eletricamente carregado. Mas um íon também pode ser um grupo de átomos eletricamente carregados. Íons são encontrados em todos os lugares, em tudo, incluindo sua piscina, porque, obviamente, tudo é feito de átomos.
Os romanos antigos descobriram que a prata tem propriedades bactericidas (morte de bactérias), e é bem conhecido que o cobre pode inibir o crescimento de algas. Na verdade, o ingrediente ativo em muitos eliminadores de algas e em produtos de prevenção de algas é o cobre. Mais especificamente, íons de cobre e prata são os que realizam essas tarefas.
É onde entra o ionizador da piscina. Um dispositivo que usa eletricidade para produzir esses íons metálicos para limpar e higienizar a água da piscina. Claro, o processo é um pouco mais complicado.
Importante: se já há algas em sua piscina, um ionizador não vai se livrar delas. Você precisa se livrar das algas da piscina primeiro, em seguida, instalar o ionizador para ajudar a evitar que elas voltem.
A água sai da piscina para a linha de sucção e, em seguida, através da bomba, filtro e aquecedor, se você tiver um. A próxima parada é o ionizador para desinfetar a água antes que ela retorne para a piscina, através dos jatos de retorno.
O ionizador contém eletrodos feitos de cobre e/ou prata, que são colocados próximos um do outro onde a água sai do ionizador e entra no tubo de retorno. O dispositivo usa corrente DC de baixa tensão para energizar esses eletrodos, ativando suas propriedades higienizadoras.
Isso acontece porque a corrente elétrica faz com que os átomos de cobre e prata percam um elétron cada, transformando assim os átomos em cátions, que são íons carregados positivamente porque contêm mais prótons do que elétrons.
Os cátions são então levados para a piscina pela água de retorno. Eles flutuam na água da piscina até encontrarem um microrganismo com íons carregados negativamente, ou , assim chamados porque contêm mais elétrons do que prótons.
Os cátions se ligam ao microrganismo aniônico — bactérias, por exemplo — e corroem a parede celular do organismo, destruindo-a assim.
É importante notar, porém, que um ionizador de piscina não é suficiente para higienizar totalmente uma piscina por conta própria. Você deve complementar com outro desinfetante.
Enquanto os ionizantes da piscina lutam contra a matéria orgânica como as algas, eles não são os melhores oxidantes, então eles não são completamente eficazes por conta própria. Para obter higienização completa, você precisará complementar seu ionizador de piscina com cloro. Você pode usar cloro líquido ou comprimidos, o que preferir.
A boa notícia é que, como um ionizador de piscina reduz a quantidade de contaminantes em sua piscina, você não precisará de quase tanto cloro quanto faria se fosse o único desinfetante. Em vez da parte padrão de 1 por milhão (ppm) a 3 ppm, se você estiver usando um ionizador de piscina, o nível de cloro só precisa estar entre 0,5 ppm e 1 ppm.
Você pode ver alguns conselhos lá fora que dizem que você não tem que complementar com cloro de forma contínua, e que você pode confiar apenas no seu ionizador se você apenas usar choque de cloro semanalmente.
Embora sejamos grandes defensores do uso do choque da piscina regularmente para manter a água limpa e sanitária, não concordamos com este conselho. Quando se trata de erradicar vírus e bactérias — o que equivale a manter você e sua família a salvo de doenças — e impedir que as algas consigam uma base em sua piscina, você não pode fazer melhor do que manter sua água clorada em algum grau.
Pensando em mudar para um ionizador de piscina? Você tem algumas boas razões.
Sabe como se sente como uma ameixa seca quando sai de uma piscina de cloro? Pele seca, coceira, e cabelos duros, possivelmente verdes. E dependendo se os níveis químicos estão corretos, seus olhos podem sentir como se estivessem pegando fogo.
A água desinfetada pelo ionizante é macia. É gentil com seus cabelo e pele, e não deve irritar seus olhos enquanto, novamente, os níveis químicos estão corretos.
Sabe essa dureza que seu corpo sente como resultado de cloro? Seu equipamento de piscina também sente. Mesmo que esse equipamento seja feito para ser exposto à água clorada diariamente, ele começará a mostrar sinais de desgaste depois de um tempo.
Como a água é mais macia com um ionizador de piscina, o equipamento não mostrará os efeitos da exposição dura ao cloro. Se não for atingido pelo cloro, pode durar mais, o que também pode economizar dinheiro a longo prazo.
Lembre-se, um ionizador de piscina ainda precisa de um pouco de cloro para complementar seu poder de higienização. Mas não tanto quanto você precisa se você estiver usando cloro sozinho para higienizar sua piscina. Isso também significa uma menor possibilidade de clorominas sendo produzidas, e menos dinheiro gasto com o produto químico.
Claro, você não quer comer pedaços de cobre ou prata. Mas os íons metálicos produzidos pelo ionizador da piscina contêm níveis tão baixos do metal que não são prejudiciais para ninguém, mesmo que alguém acidentalmente engula a água da piscina.
Não achamos que haja algo que justifique não usar um ionizador. Você só precisa estar ciente de algumas coisas.
O que significa que você ainda precisa de um desinfetante além do ionizador. Mas se você quer manter bactérias e algas fora de sua piscina, é absolutamente necessário.
Além de manter o nível de cloro mais baixo ao usar um ionizador de piscina, os outros níveis químicos são um pouco diferentes.
cloro: 0,5ppm – 0,8 ppm
Alcalinidade: 80ppm a 120ppm
pH: 7,2 a 7,6
Dureza de cálcio: 200ppm a 300ppm; não superior a 500 ppm
Sólidos dissolvidos totais (TDS): 500ppm a 1.000ppm
Nota: Se você tem água dura onde mora, ou a dureza de cálcio em sua piscina paira ao redor da extremidade superior da faixa recomendada, você pode precisar remover depósitos de cálcio dos eletrodos do ionizador da piscina de tempos em tempos.
Se você quer usar cada vez menos quantidades de produtos químicos em sua piscina, se você está procurando uma experiência de natação mais suave, ou você é sensível a produtos químicos severos como cloro, um ionizador de piscina é definitivamente uma opção viável.
Feliz Natação!
Matt Giovanisci é o fundador da Swim University®